sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dever Cívico

Em época de eleições é a frase mais ouvida por muitos de nós, e com certeza por muitos outros em cujos países decorram processos eleitorais.
Quer queiramos quer não, somos forçados a ouvi-la, pelo som dos altifalantes que percorrem ruas, becos e estradas.
Quando a ouvimos, ultrapassado o desagrado pela agressão sonora, visualizamos, como em frames de um mau filme, as condições do mundo, no qual o nosso País é uma amostra 
Buscando sentido para essa frase, encontro que:
- Dever cívico é, que quem assume o Sagrado dever de dirigir um povo, o faça com o sentido de serviço
- Dever cívico é, que qualquer dirigente de qualquer estatuto, seja remunerado, apenas, com um valor igual aquele que receberia na prática da sua profissão, antes de se ter disponibilizado para servir o seu povo.
- Dever cívico é, que os candidatos que se voluntariaram para a missão de guiar o seu povo, se desliguem (enquanto dura a sua missão) de quaisquer outros laços profissionais, e de outras índoles, que possam ser elementos de influência na concretização do seu Ideal.
- Dever cívico é, que um dirigente promova o real bem-estar da maioria, fazendo ouvidos moucos aos interesses das multinacionais de qualquer tipo, e ao poder controlador dos “midia”.
- Dever cívico é, que os homens e mulheres que se disponibilizaram para trabalhar em prol do bem-estar de um país, nunca, em nenhuma circunstancia ou forma, abusem do poder, sejam corrompidos, beneficiem de condições sociais, que são negadas ao seu povo.
- Dever cívico é, que os dirigentes de um país, promovam como prioridade máxima A EDUCAÇÃO, uma educação muito alem da implementada actualmente. A educação cujo principio base seja a fraternidade e a igualdade. Uma educação em que um pilar seja uma cultura abrangente e acessível a todos os extractos sociais; e o outro, o ensino profissional, em áreas produtivas reais, com finalidades especificas, que sirvam as necessidades das populações, como por exemplo a agricultura.
Uma educação que transforme a competitividade aberrante de hoje, em solidariedade humanista para o amanhã.
Uma educação que permita banir para sempre o degradante espectáculo de Outdoors em que os candidatos se rebaixam, em que as frases de campanha são autênticos insultos á inteligência humana.
Povo de Alma Nobre, por onde andas?
- Dever cívico é, que todo e qualquer cidadão entenda que politica não é profissão, mas missão.
- Dever cívico é, que inúmeros e importantes conhecimentos na área da metafísica, da física quântica, das condições das mudanças planetárias iminentes, e outros, sejam dados a conhecer, e sejam tomadas medidas concretas para a minimização dos graves problemas dessas mudanças.
Porque as pessoas “de poder”, essas, têm os conhecimentos. Existem já por todo o mundo bunkers, guarnecidos e protegidos (pensam elas) para resguardar a essas “pessoas de poder” no momento da mudança.
Existem organizações governamentais nos países “evoluídos” como por exemplo os Estados Unidos, cuja tarefa é a recolha de todas as sementes da flora mundial, outras tratam da congelação de óvulos da fauna.
Qual Arca de Noé dos nossos tempos, eles preparam-se para os eventos eminentes, apoiados por grupos de elite, que procuram reunir as condições de sobrevivência para esses mesmos grupos.
Entretanto, nesses mesmos países, continuam a fazer-se máquinas de guerra, não existe o menor respeito pela ecologia, e grande parte da população não tem assistência hospitalar gratuita.
Onde está o dever cívico dos dirigentes destes países?
E por ultimo meus amigos, dever cívico é que cada um de nós ame o outro como a si mesmo – que consigamos suprimir os conceitos de superioridade sobre qualquer outro ser – que possamos sentir que as crianças dos outros, são como as nossas, com as mesmas necessidades – que aquilo que de forma tão inconsciente e irresponsavelmente desperdiçamos é factor de vida ou morte em muitos pontos do globo.
Esta, é a única definição que encontro para Dever Cívico.

MA