terça-feira, 10 de abril de 2012

Espelhos

Caros Amigos :

Nunca é demais a sensibilização que se possa fazer a favor do respeito por todas as formas de vida. A Natureza na sua imensa sabedoria mantém o equilíbrio devido –O homem não só destrói esse equilíbrio, como o altera drasticamente.
O relacionamento que temos com os animais é, sem dúvida alguma, o espelho do grau de consciência dos seres humanos.
Devemos lembrar especialmente as situações injustificáveis de barbárie como por exemplo:

-  As touradas – As lutas de animais – A caça desportiva –

A exploração abusiva:

-dos animais de trabalho
- dos animais em experiencias laboratoriais
- dos animais em espectáculos circenses ou outros
-da criação de animais (maioritariamente cães e gatos) expostos em lojas… para usufruto da vaidade do ser humano, e que por norma são os que vão aumentar os números dos animais abandonados a esmo, sem qualquer resquício de responsabilidade ou compaixão.

Devemos ter presente que a Lei Universal de Causa e Efeito, mais conhecida por Carma é abrangente a todos os nossos actos, sendo especialmente actuante no que se refere ao sofrimento infligido a outrem, sejam humanos ou não, e que cada um colhe o que semeia.
Lembremos que toda forma de vida está em processo evolutivo, assim como nós, sendo que os elos que nos ligam aos animais são sagrados, tal como nos explica o conceito do “Nosso Animal de Poder”, referido em muitas civilizações.
A nossa capacidade de promover mudanças passa pela atenção ao que nos rodeia, pela sensibilização dos demais, mas principalmente pelo exemplo directo, da postura individual em relação a qualquer das situações mencionadas ou outras que tenham sido omitidas, seja como compradores, espectadores ou participantes, pois em qualquer situação, o que gera a oferta, é a procura.

"A verdadeira bondade do homem só pode  manifestar-se com toda a pureza, com toda a liberdade, em relação àqueles que não representam nenhuma força. O verdadeiro teste moral da humanidade (o mais radical, num nível tão profundo que escapa ao nosso olhar) são as relações com aqueles que estão à nossa mercê: os animais. É aí que se produz o maior desvio do homem,derrota fundamental da qual decorrem todas as outras."

 Milan Kundera