segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cooperação Versus Competição – Parte II



“Humanamente, não existe um ser feliz, sem que o outro também o seja”

René Descartes

 

Neste profundo, e simples pensamento, encontramos a veracidade do altruísmo, que Descartes tão bem defende.


 - Cooperação, contrariamente à competição, é a mais honrosa fasquia pela qual se pode avaliar o grau evolutivo da consciência humana.


 - Competição, é o resultado da maturação de todas as baixas emoções como sejam o ciúme, a arrogância, o orgulho, a inveja.


Na sua forma mais básica, é apenas a satisfação do ego, outra forma de alienação, em que o fim, nunca justifica os meios.


Sempre que exista o impulso competitivo, façamos uma visita ao nosso “porão”, aí encontraremos, naquelas, ou noutras baixas emoções, a mola que o impulsionou.


Queridos Amigos, como já foi dito noutras entregas, a guerra perdurará enquanto não houver paz em cada um dos nossos corações, e a competição deixará de existir quando cada Ser, se amar a si próprio, na íntegra, pois só aí,  “amará o outro como a si mesmo”.


Os Tempos de Mudança correm ligeiros. Terramotos, Furacões, Pandemias, Quebra Financeira.


Muito mais que a expressão física destes acontecimentos em quase todo o globo, é a sua expressão simbólica dentro do nosso Ser, na vivência de cada dia.


São fórmulas de mudança, sinos de alvorada, toque de despertar, para os quais, não há isenções.


A era da desresponsabilização acabou! Governos, Políticos, Igrejas, Gurus, Patronatos, Sindicatos…nada nem ninguém pode assumir a responsabilidade que cabe a cada um individualmente.


Apenas uma postura vai permitir à humanidade ultrapassar estas duras provas, e essa é, o factor cooperativo, autentico, real, fraterno.


O conceito de “caridade” tem que ser elevado ao nível do coração D`Aquele que tanto a apregoou, e Ele, falava apenas de Fraternidade….


Num sistema social onde impere a igualdade, moldada na cooperação e no amor, a caridade…zinha já não faz sentido, pois esta, é o sinal do fosso.


Tantas ideias podem ser postas em prática, na família, no bairro, na cidade, onde cada um esteja inserido.


Que estas, promovam a união e o respeito pelos demais seres que connosco convivem, pelo planeta, e pelos meios existentes.


Porque isto, meus amigos:


- é trabalho consciencial


- é vivencia espiritual


- é ascensão



  A.