quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Depressão - Parte I


A Síndrome da Depressão – Parte I

Pela extensão alcançada, à qual já chamam pandemia, vamos debruçar-nos não sobre a síndrome, mas sobre algumas causas sociais e comportamentais, que conduzem a um estado sintomático que se encaixe naquilo a que se chama depressão.
Esta nossa opinião, é partilhada por muitos círculos de estudos metafísicos e espirituais, de que a depressão é uma desarmonia espiritual, uma doença da Alma.
Fazem parte desta reflexão, os mesmos factores de alerta que há anos vêm sendo canalizados, estes factores são, na sua larga maioria, causadores da sintomatologia depressiva.
No último século, e conforme se desenvolvia o conceito do materialismo, o ser humano, foi-se distanciando da sua essência e motivação de vida.
Podemos comparar-nos a um telefone sem fios, que conforme se vai distanciando da sua base, fica sem sinal, perde a capacidade de recepção e transmissão.
Desligados da nossa realidade primeva, fomo-nos habituando à captação de outros sinais, o do conformismo, do individualismo exacerbado, da desagregação familiar, da ambição, da valorização do ser humano pelo que tem e não pelo que é, da competitividade aberrante, com a consequente desarticulação da estima individual, e até colectiva.
Enquanto a era industrial e posteriormente a electrónica se desenvolviam a passos gigantescos, foram assim mesmo, ceifando as raízes do ser humano:

 - A falta de tempo virou stress
 - O consumismo virou droga
 - A competição virou arma,
 - O individualismo virou solidão
 - A colaboração virou inveja 
 - O afecto…esse é “dado”, conforme e se, o retorno que se receber…

Apenas uma percentagem mínima da população mundial, nasce com predisposição genética (predisposição não significa que se venha a concluir) para as atrofias que afectam os neurotransmissores em certas áreas cerebrais e que podem vir a causar o estado depressivo.
O que temos sim, é a depressão reactiva, que continuada, pode degenerar na depressão orgânica.
Temos então como causas da depressão reactiva, a inversão de valores que são fundamentais ao equilíbrio psico/emocional dos seres humanos, acrescidas pela frustração das condições de vida sejam afectivas ou materiais.
Uma outra causa existe, é tão poderosa e abrangente, como desacreditada na ciência médica, e silenciada na sociedade:

Desarmonia Espiritual  (Obsessões – Fobias – Assédios)

Queridos amigos, afastamo-nos demasiado da base, do nosso centro fundamental, e como tão bem exemplifica a natureza, sempre que alguma forma de vida se desliga do seu habitat, fica doente.
E o nosso Habitat, é a Dimensão Espiritual, à qual devemos religar-nos, apenas isso, voltar a ligar, pois ela sempre esteve, e está, bem dentro de nós

A.